Notícias

"Nosso país será justo quando brancos, negros, indígenas e outras etnias viverem em condições de igualdade de direitos sociais". (Felipe B. Anezzi)

A data marca a mudança da antiga bandeira, que representava o Império, para a atual bandeira, após a Proclamação da República

História do Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o

Dia da Bandeira.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada

O município de Rio Doce participou na última sexta-feira (17/11), da Conferência Coletiva de Educação (Etapa Municipal) realizada em Rio Casca.O encontro é um marco para a educação dos municípios participantes, do qual possibilita a troca de experiências, na busca de melhorias para a Educação.

Além dos oito eixos da Conferência Nacional de Educação (CONAE) e do eixo proposto pelo Estado, a proposta municipal é discutir o décimo eixo: Construindo os Sistemas Municipais de Ensino Próprios e os ADE’s – Arranjos de Desenvolvimento da Educação.

São municípios integrantes: Alvinópolis, Amparo do Serra, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Matipó, Piedade de Ponte Nova, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Sem Peixe e Vermelho Novo.
Representando o Poder Legislativo Municipal, os vereadores Alexandre de Araújo Lima e Fernando César de Jesus integram a comitiva que representou o município.

15 de novembro. Mas por que é feriado hoje mesmo, hein?

Para que você entenda melhor o contexto é preciso mergulhar em uma rápida aula de História. Isso porque o dia 15 de novembro só se tornou memorável a partir do ano de 1889.
Nessa data, a monarquia finalmente teve um fim e nosso país deixou de ser colônia de Portugal.

15 de novembro de 1889

Para isso, o Marechal Deodoro da Fonseca, militar e político brasileiro naquela época, tomou coragem e proclamou a derrubada da monarquia constitucional parlamentaria do Império do Brasil e proclamou a República Brasileira. Por isso, o dia 15 de novembro é conhecido como o Dia da Proclamação da República.

O anúncio feito pelo Marechal aconteceu na Praça da Aclamação, atualmente chamada de Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro, capital do país na ocasião.

Nesse mesmo dia, o Brasil ganhou um novo governo provisório com Marechal Deodoro como presidente e, como vice, o Marechal Floriano Peixoto.

Nascia no Brasil a República, palavra que vem do latim "coisa pública".

A maior demonstração de coragem de um homem é a PREVENÇÃO.

Novembro azul, neste mês estamos juntos na luta contra o câncer de próstata e diabetes.